Governança Corporativa
Com foco no desenvolvimento e longevidade dos negócios, a SOMA SOLUTIONS atua nas questões centrais da governança, compreendendo a maturidade de gestão da empresa.
Diagnóstico de Governança Corporativa
O diagnóstico realizado pela consultoria tem o objetivo de mapear o contexto e os desafios da empresa com relação às práticas recomendadas pela Governança Corporativa.
São avaliados aspectos como estrutura, políticas, processos e mapeadas as áreas de maior fragilidade e exposição à risco. Após a identificação do nível de maturidade da Governança Corporativa, a SOMA SOLUTIONS auxilia no direcionamento de qual o modelo de governança recomendado, com foco nos pontos que podem estar impactando o crescimento e melhor desempenho dos negócios.
Com o diagnóstico é possível saber qual o grau de aderência da sua empresa às recomendações da Governança Corporativa, e priorizar as práticas mais indicadas para o seu negócio, a fim de melhorar a qualidade da gestão (governabilidade), preservar e otimizar o valor do patrimônio e garantir a longevidade da sua empresa.
Implantação das Práticas de Governança
A Governança Corporativa é um conjunto de práticas e instrumentos que trazem maior credibilidade à empresa perante o mercado e garantem longevidade para os negócios.
Essas práticas são imprescindíveis para qualquer empresa e não se restringem apenas às grandes organizações, instituições públicas ou de capital aberto. Sejam empresas em fase inicial ou já consolidadas, grandes ou pequenas, startups ou scale ups, familiares ou não familiares, todas se beneficiam com a implantação da Governança Corporativa.
A SOMA SOLUTIONS analisa os benefícios, riscos e custos para a implantação da governança e, então, atua no desenvolvimento de um conjunto de práticas, regras e instrumentos adequados ao perfil da sua empresa. Entre os aspectos considerados estão:
- Separação das dimensões Família, Propriedade e Negócio;
- Implantação da estrutura de governança;
- Elaboração dos instrumentos de governança;
- Alinhamento entre sócios e gestores;
- Orientação estratégica para os negócios;
- Desenho do modelo de gestão e criação dos fóruns de monitoramento; e
- Gestão de riscos e compliance.
Uma boa Governança Corporativa é capaz de definir uma estrutura que assegure a perenidade dos negócios. Quando adequada, a estrutura de governança promove o aumento da confiança entre investidores e partes interessadas (stakeholders), traz agilidade e melhoria para os processos de decisão e uso eficiente do capital.
Ela deve contemplar papéis, responsabilidades e deveres claramente definidos, possibilitar uma comunicação rápida e transparente, fluxo de informações estruturado, prestação de contas, controle sobre os riscos, disciplina e autonomia para órgãos de governança dentro dos limites de alçadas.
Tudo isso de maneira prática e eficaz, sem modismos ou processos engessados e burocráticos. O objetivo é equipar sua empresa com práticas que promovam a governabilidade dos negócios, considerando as melhores práticas de mercado e o alinhamento com os objetivos estratégicos e nível de maturidade da gestão.
Conselho de Administração e Consultivo
A implantação das práticas de Governança Corporativa é um salto importante no desenvolvimento de toda empresa. Dentre os mecanismos existentes, a criação de um Conselho de Administração, devidamente estruturado e com a expertise requerida pelos negócios, contribui decisivamente para a profissionalização da gestão e perenidade dos negócios.
O Conselho de Administração é o órgão responsável por definir o direcionamento estratégico da empresa, estabelecer e validar políticas corporativas, aprovar e monitorar questões estratégicas da gestão executiva, bem como assegurar a gestão responsável das operações e a existência de um ambiente eficaz de controle interno – ele é o guardião das práticas de governança.
Empresas que preferem um processo gradual de implementação das práticas de governança, podem recorrer à criação de um Conselho Consultivo, sem função deliberativa, no qual, muitas vezes, participam profissionais com funções acumuladas de gestores, acionistas e conselheiros na empresa. O Conselho Consultivo apenas aconselha, emite pareceres e propõe diretrizes que serão aceitas ou não por sócios e gestores. Após o período de amadurecimento, o Conselho de Administração pode ser formalizado e assumir sua função deliberativa.
Ter uma gestão estratégica sistematizada e transparente dos negócios, assim como um modelo de monitoramento e controle eficaz, são alguns dos benefícios da existência desse órgão na estrutura de governança. A consultoria auxilia a sua empresa na criação e formalização de um Conselho de Administração ou Conselho Consultivo, compreendendo as necessidades do seu negócio e propondo uma estrutura alinhada com as práticas de mercado.
Planejamento Societário
Seja na constituição de um negócio ou durante seu ciclo de vida, o Planejamento Societário é, aliado a outras práticas de Governança Corporativa, um alicerce para a empresa.
Atualmente, diferentes estratégias de reorganização societária vêm sendo adotadas (transformação, fusão, aquisição, incorporação ou cisão) para os negócios se adaptarem às necessidades do mercado. Sociedades possibilitam maior segurança jurídica, um tratamento contábil adequado e uma condição tributária diferenciada (relacionada às atividades operacionais e à formação dos negócios).
O Planejamento Societário oferece ainda mais segurança na gestão do patrimônio e viabiliza a realização de parcerias e alianças estratégicas, reduz conflitos e traz disciplina para uma administração saudável da sociedade, explorando oportunidades e protegendo os interesses e bens dos sócios.
O Planejamento Societário deve ser elaborado de maneira criteriosa, levando em consideração o tipo de sociedade, a composição acionária ou societária da empresa, estratégias de mercado e modelo de gestão. Assim, ele contribuirá para o desenvolvimento e a perenidade do negócio com uma base, tanto patrimonial como jurídica, sólida e estruturada.
Proteção Patrimonial
A Proteção Patrimonial consiste na constituição, legal e preventiva, de estruturas societárias que evitam riscos patrimoniais, oriundos tanto de relações pessoais (sociedade ou família) como da própria atividade econômica da empresa (impacto fiscal, tributário ou reclamatórias trabalhistas).
A consultoria indica, com base nas práticas de Governança Corporativa, o uso de recursos jurídicos que permitem a blindagem do patrimônio, seja pessoa física ou jurídica, com o objetivo de proteger bens e interesses dos sócios e seus familiares, evitando uma possível confusão patrimonial que traga vulnerabilidade para sócios e empresa.
O processo compreende uma análise do direito de família, trabalhista, tributário, bancário e civil, visando sempre a redução da exposição do patrimônio à fatores de risco de perda, garantindo sua preservação.
Práticas como a constituição de holdings e planejamento sucessório são analisadas para cada situação, onde a solução mais adequada à característica dos negócios será elaborada pela SOMA SOLUTIONS.
Estruturação de Family Office
Family Office é um serviço especializado da SOMA SOLUTIONS de assessoria completa para famílias proprietárias de grandes negócios ou com muitos bens. Ele contempla análise e gestão profissional do patrimônio, planejamento tributário e planejamento sucessório, assessorando a família nas áreas jurídica, financeira, contábil, fiscal e de investimentos.
Um dos principais objetivos da SOMA SOLUTIONS é garantir tranquilidade, segurança e liberdade para a família e assegurar a seus membros um resguardo patrimonial. Além da organização financeira e gerenciamento do patrimônio, o Family Office atua auxiliando na tomada de decisões e profissionalizando a gestão de riquezas.
A estruturação do Family Office também gera uma economia relevante em custos, uma vez que aconselha e propõe melhores alternativas para a gestão dos ativos e investimentos. Ele pode ser estruturado exclusivamente para uma única família, a fim de atender a todas as suas necessidades (Single Family Office), ou um serviço padrão que atende duas ou mais famílias (Multi-family Office).